Em muitas situações da minha vida fui guiada pelos meus sonhos. Desde pequena sempre tive muita facilidade em lembrar ao acordar. E um dos sonhos mais marcantes da minha vida foi quando sonhei com meu filho com 5 anos de idade, 1 ano e meio antes da sua concepção. Aliás, muitas mamães sonham com seus filhos antes do seu nascimento.
A carinha dele era a mesma, o mesmo olhar e traços. E hoje ele tem 5 anos e só agora compreendi o porquê sonhei com ele nesta idade.
Quando dormimos, o nosso inconsciente aflora, então nossas emoções e sentimentos ocultos tanto positivos quanto negativos nos são revelados. É um portal que nos conecta com todos os mundos. Através do sono podemos acessar desde nossas confusões mentais até nossas vidas passadas e ainda propicia a comunicação com pessoas que já fizeram sua passagem.
Porém, também podemos sonhar com fatos futuros ( pressentimentos , premonições), visualizar situações que ainda vão acontecer e até mesmo sonhar com pessoas que vamos encontrar no dia seguinte ou conhecer futuramente.
O ponto mais importante é aprender a discernir o que cada sonho quer dizer. Se é um pressentimento, ou se é algo inconsciente (medos, fantasias, desejos, angústias, atração) que precisam ser reconhecidos pela consciência. A prática de Yoga e a psicoterapia, são ótimos instrumentos que contribuem para compreender melhor os sonhos e suas simbologias. Até mesmo para as pessoas que nunca lembram-se dos sonhos, ao relaxar o corpo e a mente elas certamente conseguirão lembrar mais por estar respirando melhor e mais conectadas consigo.
Existem livros e alguns relatos simbólicos sobre sonhos, mas na minha opinião a melhor interpretação é o insight da própria pessoa. O nosso inconsciente e emoções estão constantemente nos sendo revelados.
Nem todos estão atentos ou preparados para acolher e resignificar seus sonhos e é exatamente onde o papel de um psicólogo se torna importante.
De acordo com Jung “O sonho é uma porta estreita, dissimulada no que tem a alma de mais obscuro e íntimo; abre-se sobre a noite original e cósmica que pré-formava a alma muito antes da existência da consciência do eu e que a perpetuará até muito além do que possa alcançar a consciência individual.”
Portanto, se você está na busca do seu próprio encontro, durma bem e preste atenção nos seus sonhos, eles dizem muito!!!
Namastê
Thaíse Titon