Psicologia significa o estudo da alma, dos processos mentais e do comportamento Humano. “Psi”do grego quer dizer alma.
Portanto, podemos dizer que o corpo é onde habita a nossa alma.
A psicologia vai atuar no subconsciente, inconsciente e claro no consciente. Como poucas pessoas ainda conseguem acessar a complexidade do inconsciente e até mesmo quem consegue por natureza, sabe que é difícil adentrar e decodificar tudo o que deixamos registrado lá, esta profissão surgi para auxiliar nesta busca.O trabalho do psicólogo será de ajudar a pessoa a conhecer e entrar neste mundo.
Estive no V Congresso do Ceja, os 25 anos da série psicológica de JOANA de Angelis e escutei a seguinte frase ” a pessoa que não cuida das suas emoções(…) quando as emoções não estão conscientes se tornam sombra e aumentam o inconsciente”. Cláudio Sinoti
Na psicologia existem muitas abordagens e formas de atuação. Desde as que conceituam o ser humano apenas como razão e comportamento até as que acreditam no corpo, emoções, mente e a espiritualidade.
Embora a falta de informação ainda tome conta de algumas pessoas, já passou o tempo em que psicologia era algo para “louco”, hoje sabe-se que todos nós seres humanos sentimos e passamos por situações agradáveis e desagradáveis durante nossa infância e ao longo da vida. E terapia ajuda a elaborar questões, sejam elas do passado ou momentâneas, pois somos seres humanos e naturalmente sentimos desde amor, alegria como também raiva, ódio, ciúmes etc …
As sessões de terapia geralmente são semanais, sendo que o psicólogo será um canal ou instrumento para que o cliente possa elaborar suas questões e complexos. A escuta do psicólogo é um fator essencial para se reconstruir sua individualidade. Já o olhar do terapeuta vai auxiliar no desenvolvimento afetivo.
- Observar
- Estudar ou Auto-estudo do comportamento manifesto e não manifesto
- Trazer a consciência
- Resignificar
- Perdoar
- Reconstruir
- Seguir
Durante a terapia, estes serão aspectos naturais a serem trabalhados.
De acordo com Íris Sinoti, a terapia nos ajuda a não sermos vítimas da vida e reféns de algo que nos aconteceu no passado.
A mudança ou metamorfose!!
Geralmente sentimos a necessidade de procurar ajuda quando somos chamados a mudar ou nos transformar, seja por um acontecimento específico, seja porque o mundo interno esteja necessitado de atenção. E a mudança acontece primeiro porque a atenção ganha uma nova direção, em vez de olhar para fora o cliente passa a observar seus pensamentos, sentimentos e seu corpo.
Portanto, a Psicologia nasceu para contribuir no processo de Individuação, assim como no estabelecimento de relacionamentos saudáveis.
Se você ainda não conhece ou está sentindo esta vontade!quem sabe é um convite para você procurar um(a) psicólogo(a).
Vale a dica!!
Namastê!!
_/\_
Thaíse