Como surgiu o Hatha Yoga
Dentro da filosofia do Yoga temos várias vertentes, sendo que destas vertentes existem as mais variadas formas de praticar. Os primeiros e mais preciosos textos sagrados do Hinduísmo, os Vedas, relatavam que Yoga era uma prática mental que exigia introspecção e uma rigorosa disciplina, associada em alguns momentos à rituais de sacrifício. Já os Upanishads, escrituras que apareceram por volta de 2 mil anos depois dos Vedas, conta a evolução do Yoga que passou de uma disciplina intensa e severa para uma forma mais amena ao abordar a transcendência e a Iluminação.
(Imagem do google) Paramparâ – conhecimento sendo passado do Mestre aos discípulos
O conhecimento Yogue era passado de Mestre aos discípulos e assim sucessivamente, o termo sânscrito era paramparâ. que significa “um após o outro”. Foi assim que os ensinamentos do Yoga foram sendo transmitidos até chegar aqui, na atualidade. Portanto, o Yoga foi sendo lapidado ao longo do tempo e com a evolução do conhecimento foram nascendo várias escolas diferentes, cada uma com suas crenças e abordagens. peculiares. “A doutrina e a prática variam de escola para escola e de Mestre para Mestre, e as diferenças são tão grandes que às vezes entre duas correntes, não se pode encontrar um denominador comum”.( Feuerstein) A partir das experiências de anos e anos é que surgiu uma linha que percebeu a importância de cuidar do corpo para acalmar a mente.
Segundo George Feuerstein, dentro do Hinduísmo, seis vertentes do Yoga ganham destaque; Râja- Yoga ( prática através da concentração mental), Jnâna-Yoga (prática através do conhecimento), Bahkti-Yoga(cultivo da devoção, o amor e oração exemplo são os Hare Krishna), Karma-Yoga(prática através da ação e trabalho) Mantra -Yoga (prática pela música, o som como veículo de evolução) e Hatha -Yoga( o cultivo do corpo).
Portanto, muitas linhas de Yoga com posturas corporais são oriundas do Hatha Yoga, dentre elas estão Ashtanga Yoga, Iyengar Yoga, Power Yoga, Vyniasa Yoga dentre outras. Sendo que Hatha Yoga mantém a essência.
Para aprofundar este assunto eu entrevistei a minha primeira professora de Yoga, Rô Pacheco, quem explicou melhor todo o significado desta Herança maravilhosa.
Rô Pacheco
Hatha – Yoga
De acordo com a professora de Hatha Yoga, Rô Pacheco, esta linha é basilar e tem como objetivo alcançar a iluminação da mente através do cuidado físico. Segundo a professora, surgiu há milhares de anos e foram encontrados registros no Interior da Índia de posturas esculpidas em cavernas.
Para a Rô Pacheco, Hatha Yoga é uma prática muito terapêutica que vai cuidar do corpo e das emoções, ao promover desde a consciência corporal, a sensibilidade para perceber o funcionamento do corpo e prevenir uma doença ou até mesmo perceber precocemente. Ela ainda ressalta que o corpo é tão sábio que as vezes quando o campo emocional não foi bem cuidado ou compreendido o corpo somatiza e é exatamente o ponto onde a pratica de Hatha Yoga pode contribuir no processo de consciência e cura.
Hatha Yoga é uma prática que pode ser conduzida desde uma forma mais suave até a mais intensa. A professora relatou que a variação dependerá de cada grupo ou pessoa, da faixa etária e da demanda de cada um. E também, claro, de cada professor. Rô que além de professora é a proprietária da escola Yoga Spanda em Balneário Camboriú, diz que tem turmas variadas desde crianças, adolescentes, adultos, meia idade até Idosos.
Os passos de uma aula de Hatha Yoga
– Introspecção
– Soltura e consciência ligamentar (podendo entrar algum pranayama)
– Sequência de posturas (desde saudação ao Sol, posturas em pé, sentadas e deitadas)
– Relaxamento e Yoga Nidra
– Meditação
Quem pode praticar?
De acordo com o relato da Rô, todos podem praticar desde que não tenha nenhuma contra-indicação. Ela citou o exemplo de pessoas com transtornos psiquiátricos, dependentes químicos ou alguma deficiência ou limitação física, se tiverem sido liberadas pelo médico a prática precisa ser adequada a essas pessoas.
A professora de Hatha enfatiza a importância da qualidade da aula do professor e da sensibilidade do mesmo para conduzir e adequar da melhor forma a aula para cada pessoa ou grupo. Ressalta, por exemplo, o cuidado com pessoas que sofrem de algum transtorno psiquiátrico, que o mesmo poderá praticar desde que o professor tenha um cuidado especial para não sensibilizar demasiado esta pessoa.
Visto que a tradição do Yoga foi transmitida de mestre aos discípulos, ou seja, cada professor passa o conhecimento aos seus alunos, alguns destes alunos se tornam professores e passam o conhecimento adquirido e assim por diante. Perguntei para Rô Pacheco sobre a formação em Hatha Yoga Transdiciplinar que ela oferece atualmente, onde muitos alunos participam apenas para um mergulho no autoconhecimento. Neste curso além de toda abordagem do Hatha Yoga e da sua bagagem como professora, também convida professores de outras linhas para poder expandir a consciência dos seus alunos e de cada participante.
Dicas fundamentais para praticantes avançados ou quem almeja começar o Yoga
A Rô citou duas grandes dicas que contribui muito para alunos avançados ou quem deseja iniciar este caminho do Yoga. O aluno deve aprender a alinhar a coluna e aprender a respirar, estas são duas peças chave para o desenvolvimento Yogue.
Para concluir esta primeira entrevista maravilhosa deixo uma citação que ela fez e que me tocou muito
“O Yoga não informa, ele TransForma” Rô Pacheco.
Portanto, Hatha Yoga ajuda a sair da forma e do padrão para que cada um encontre sua autencidade no Mundo.
Namastê!!!
Eu & Rô Pacheco, no Yoga Spanda em Balneário Camború – SC