Uma das grandes escolhas ou decisão ou entrega para quem deseja acreditar na atuação da natureza é o momento do parto.
Até mesmo para as mulheres que desejam o parto natural é um momento desafiador, pois sempre é uma surpresa e exige um poder de entrega e aceitação profundo para que tudo aconteça da melhor forma e natural. Até mesmo estar preparada para uma cesárea quando necessário.
Aqui neste texto vou citar três livros que podem contribuir para abertura de consciência ou até mesmo fortalecer o desenvolvimento da gestação e a preparação para o parto.
Quero deixar bem claro que tem muitos autores maravilhosos para se inspirar neste momento como o Michel Odent, Eva Reich, David Boadella, Janet Balaskas, mas especialmente neste texto vou mencionar dois do Leboyer e um da Janet. Pois acho que com cada um podemos aprender algo, mesmo que tenhamos alguns que sentimos uma afinidade maior.
Estes livros eu li também durante a gestação e gostei, embora eu ache o Frederick Leboyer intenso nas suas palavras, eu gostei! Ele é um obstetra francês e autor de muitos livros que contribuíram para o resgate do cuidado especial com ´´a criança´´ na hora do nascimento. Talvez esta seja a diferença entre Leboyer e Michel Odent, o qual já enfatizou a atenção para a mãe e o bebê!!
O primeiro é o “Nascer Sorrindo”
Ele conta de forma poética e crítica também as agressões com o bebê na hora do nascimento. E que a forma amorosa e respeitosa de receber o bebê é uma forma de o receber feliz e sorrindo. Fala sobre o nascimento na água e também da luminosidade do ambiente.
Além deste, ele também escreveu “Se me contassem o Parto”
Aqui também, sua forma de escrever é sempre em poesia…
Outro livro que apresenta várias dicas natutais para cuidar da saúde da gestante e do bebê é este da Janet Balaskas. Dicas de tratamentos alternativos como acupuntura, osteopatia, massagens, chás…Eu adoro ela, pois é uma mulher que fala sobre o parto ativo, ou seja, ela defende a mulher em atividade durante o seu parto, participando e presente durante todo o trabalho de parto e contrações.
É isso queridas mamães!!
Espero que tenham gostado e se alguém tiver mais dicas estou aguardando!!
Beijos no corações e nas barrigas!!
_/\_
Thaíse