Em novembro de 2011, meu filho Uriel completou 2 anos. E para comemorar o aniversário dele e aproveitar as passagens aéreas gratuitas para crianças até 2 anos, eu e meu marido Edno, decidimos fazer uma viagem pra Fernando de Noronha. Eu já tinha viajado pra lá em 2006 com os meus pais e irmão. Foi incrível, pois tinha sido na lua cheia, depois de eu ter voltado de uma viagem pra fora do Brasil.
“Fernando de Noronha é um arquipélago pertencente ao estado brasileiro de Pernambuco, formado por 21 ilhas de origem vulcânica, ocupando uma área de 26 km², situado no Oceano Atlântico, a nordeste da capital pernambucana, Recife.” (copiei da Wikipédia)
Acima vocês podem observar as praias do mar de dentro e de fora. O mar de dentro significa a parte da ilha virada pro Brasil, o mar é mais calmo, são 10 praias e duas baías. O mar de fora é a parte da ilha virada pra África, o mar é mais agitado e se acalma em alguns períodos. São quatro praias, uma enseada e muitas piscinas naturais e rochas.
Sabe aquela viagem saudável e que flui perfeitamente, sob as rodas de um bugre. O que tornou tudo mais divertido, ainda mais pro Uriel. O único detalhe era cuidar com o vento.
Acordávamos umas 8:30h, tomávamos café e seguíamos nosso dia, cada dia um percurso.
E por que decidi contar esta experiência???
Foi tão marcante pra mim, uma mulher super querida, simpática e mãe de uma menina observou o Uriel correndo nas águas maravilhosas de Noronha e percebeu o quanto ele estava curtindo. Ela se aproximou e primeiro perguntou a idade dele: respondi que ele iria completar 2 anos dia 24. Ela exclamou: “Meu Deus, eu to olhando o seu filho curtindo com vocês e me deu um aperto no coração porque eu tenho uma filha desta idade e me falaram que se eu a trouxesse eu e meu marido não iríamos curtir. ” Óbvio que eu fiquei feliz porque na minha cabeça seria o contrário, se o meu filho não estivesse comigo a viagem ficaria incompleta! Ai eu respondi o quanto nós estávamos curtindo, principalmente vendo ele se divertir. Obviamente que se o casal quiser uma Lua de Mel não rolaria, ai tem que analisar a prioridade do casal no momento, pois se for em relação a curtir ou não a ilha com crianças, isso eu posso garantir que sim é possível!!!
As Praias…
Praia do Leão
Quando programamos a viagem estavam falando muito que iria rolar o portal 11:11 e a viagem foi tão perfeita que estávamos lá em Noronha, exatamente na praia do Leão. No dia 11:11:11 e foi uma experiência maravilhosa. Detalhe, mais uma vez em plena Lua Cheia.
Nesta data às 11:11h eu decidi fazer 11 saudações ao Sol. Um ritual para honrar aquele presente de estar ali. Foi mágico, incrível e revigorante. Nesta praia vimos os filhotes de tubarão. Dizem que a praia do Leão é um local da desova das tartarugas!!
Meu marido Edno Serafim me fotografou!!
Bhujangásana (postura da cobra)
Utthita-Parshvakonasana
Urdhva Dhanurasana(postura da Ponte)
Este arquipélago é magnífico, de uma singularidade energética e visual…eu já conheci tantos lugares maravilhosos como Indonésia e Austrália(fantásticos) que posso dizer que a beleza que temos no nosso Brasil é uma dádiva, especialmente Noronha!
A Baía do Sueste é recomendada para as crianças porque o mar é calmo e foi lá que o Uriel nadou com as tartarugas, pode contemplá-las de perto no colo do seu papai.
Além disso fomos na praia do Atalaia, a qual é preciso uma autorizacão e a companhia de um guia, pois tem um número restrito de pessoas que podem frequentar diariamente. É uma área preservada, onde podemos fazer snorkelling e mergulhar com os tubarões. Eu e meu marido fomos e foi uma sensação incrível, a energia de um tubarão realmente é distinta e séria, outra frequencia. Isso que era só um bebê de tubarão. Imagina ele do seu lado!!Amei!! Nesta trilha que demorou uns 30 minutos, o guia levou o Uriel também.
A Enseada dos Golfinhos é outro local incrível e é onde acontece o acasalamento dos golfinhos, a procriaçao deles. Vários aparecem e fazem sua dança a partir das 6 da manhã. Para assistí-los tem um mirante. Nós acordamos super cedo neste dia e fomos até lá observá-los.
A Baía do Sancho eu também tenho um carinho especial, para chegarmos nesta praia descemos uma escada de ferro que fica entre as pedras e é um aventura, só é possível ir lá na maré baixa. Neste local tem uma cachoeira escondida no meio da mata, conheci na outra vez que fui porque um guia nos levou.
A Praia da Conceição é muito legal também, olha o visual e o restaurante bacana na beira da praia com música ao vivo.
Na praia do Boldró o espetáculo do por do Sol pode ser contemplado de um mirante ou do Forte de São Pedro. O por do Sol acontece no lado das praias do mar de dentro e as mais disputadas são Conceição e Cacimba do Padre.
Cacimba do Padre Pra mim é um dos lugares mais especiais do mundo. Esta praia é divina, alé de ser a praia do Surf, também é uma praia para assistir o por do Sol e simplesmente curtir o visual e a energia. Cacimba do Padre, a minha preferida!!!!
Estes restaurantes na beira da praia são maravilhosos, roots, mas muito bons!! até hoje lembro do cheiro porque eles queimam café para espantar os mosquitos.
Hospedagem… Para economizar ficamos numa pousada mais em conta, conhecidas como pousadas de família a nossa se chamava Corais, fica na Vila do remédios, próximo ao centrinho e restaurantes,…mas pra quem pode e quer investir numa ótima pousada. Todos sabem que tem a do Luciano Huck, pousada Maravilha, fica do outro lado da Ilha. Outra pousada referência é a Zé Maria também é bem conhecida e que tem uma ótima comida. Uriel fez tantas amizades lá! Chamava a atenção porque era uma das poucas crianças na Ilha! Um casal que conhecemos durante o almoço
Os dois se encantaram um pelo outro e neste dia a menina recebeu até uma flor dele!!posso com isso?!
Esporte e Ecoturismo Lá em Noronha tem uma diversidade de opções, além das praias você pode fazer alguns pacotes como o passeio de barco para ver os golfinhos; o mergulho que é o esporte mais famoso de lá, escaladas, surf,trilhas, stand up paddle, snorkells, planasub. Na primeira vez que estive lá (2006)fiz o batismo do mergulho, eu fui com meu irmão Thomas. É bacana porque uma equipe e um instrutor te acompanham, posso dizer que o fundo do mar é uma outra dimensão. Já nesta vez eu e me meu marido fizemos o planasub, “mergulho a reboque”, um esporte criado lá na Ilha mesmo. Você fica com o tronco apoiado numa pranchinha com uma corda presa em um barco. Enquanto o barco anda pelo mar de Noronha puxa esta prancha. Você consegue submergir e subir segurando a prancha. São umas 3 a 4 pranchinhas por vez, ou seja, 3 a 4 pessoas. É maravilhoso porque conseguimos ver vários animais marinhos, tartarugas, raias e muito mais, vai depender da sorte de cada um. Nós fizemos um revezamento para ficar com Uriel, enquanto um foi o outro ficou no barco com Uriel. Lembro que a mulher que fez comigo estava grávida de uns 5 meses.
Alimentação…
Além dos esportes e ecoturismo, em Noronha você vai encontrar bons restaurantes com frutos do mar e peixes fresquinhos, até os vegetarianos que quiserem abrir mão podem desfrutar neste momento rsrsr já que o peixe é fresquinho. Tem também algumas pizzarias bacanas e a luz de velas.
Uriel tem o pulso de um sagitariano, puxou a mãe rsrsr. Nosso companheirinho!
Com certeza não foi nós que o presenteamos, mas ele que nos proporcionou esta viagem maravilhosa!!
Gratidão _/\_
Espero que tenha inspirado as famílias a levar seus pequenos!!Depois quero saber a experiência de vocês em Noronha ou se você tem outra dica de viagem para fazer com os pequenos!!!!
Beijos Luz!!
Thaíse
Have you ever considered about including a little bit more than just your articles?
I mean, what you say is valuable and everything.
Nevertheless imagine if you added some great visuals or video
clips to give your posts more, “pop”! Your content is excellent but with
images and clips, this blog could certainly be one of the most beneficial in its field.
Awesome blog!